Sistema Digestório
As principais funções do sistema digestório são:
- Digerir alimentos
- Absorver nutrientes
- Eliminar dejetos
Processo de Digestão
Ao ingerirmos um alimento, a digestão já começa na boca, com a digestão mecânica por parte dos dentes e a digestão química por parte da saliva.
O alimento é engolido e, a partir do movimento peristáltico, é empurrado pelo esôfago até o estômago. Chegando lá, a digestão das proteínas inicia-se, a partir do suco gástrico, rico em ácidos e enzimas.
Depois do estômago, o alimento passa pelo duodeno, parte inicial do intestino delgado. Lá, recebe a bile, produzida no fígado, e enviada pela vesícula biliar. Também recebe o suco pancreático, do pâncreas.
O alimento continua pelo intestino delgado, que produz o suco entérico. Quando as macromoléculas do alimento enfim transformaram-se em micromoléculas, as mesmas atravessam as paredes do intestino delgado e caem na corrente sanguínea, por onde vão ser distribuídas por todo o corpo.
Os resíduos dos alimentos continuam o caminho, chegando no intestino grosso. Lá, a água e os sais minerais são absorvidos, formando as fezes. As fezes continuam o caminho, passando pelo reto e saindo para o meio externo pelo ânus.
Componentes
Órgãos
- Boca: Por onde o alimento entra. Aí estão localizados os dentes, responsáveis pela digestão mecânica, e a língua, responsável pela identificação do sabor do alimento.
- Esôfago: O "tubo" que liga a boca ao estômago. Empurra o bolo alimentar a partir do movimento peristáltico.
- Estômago: Responsável pela produção do suco gástrico, rico em enzimas e ácidos. Suas paredes são revestidas por músculos, impedindo que o estômago danifique-se com seu próprio ácido.
- Duodeno: Parte inicial do intestino delgado. É aí que o quimo (bolo alimentar após a digestão no estômago) recebe a bile e o suco pancreático.
- Intestino Delgado: Responsável por produzir o suco entérico, rico em enzimas. Suas paredes são cheias de vilosidades, o que permite que os nutrientes já completamente digeridos atravessem as paredes e caiam na corrente sanguínea.
- Intestino Grosso: Responsável pela absorção de água e sais minerais do que sobrou do alimento após toda a digestão. Com essa absorção, as fezes são formadas.
- Reto: Responsável por conduzir as fezes (ou dejetos) do intestino grosso ao ânus.
- Ânus: Responsável por eliminar os dejetos ao meio externo.
Glândulas Anexas
- Glândulas Salivares: Produzem a saliva.
- Fígado: Produz a bile, que é armazenada na vesícula biliar.
- Vesícula Biliar: Armazena a bile e a envia para o duodeno, através de um canal.
- Pâncreas: Produz o suco pancreático.
Sucos e suas Enzimas
- Saliva: Contém amilase salivar.
- Suco Gástrico: Contém pepsina, além de diversos ácidos.
- Bile: Não possui enzimas. "Separa" as moléculas de gordura para facilitar a digestão da mesma.
- Suco Pancreático: Contém tripsina, amilase pancreática e lipase.
- Suco Entérico: Contém peptidase, lipase, maltase e diversas outras enzimas que quebram moléculas de carboidratos, como a sacarase e a lactase.
Enzimas
- Amilase Salivar: Quebra o amido, uma molécula polissacarídea, transformando-o em maltose, dissacarídea.
- Pepsina: Quebra as proteínas, transformando-as em proteínas menores.
- Tripsina: Quebras as proteínas que não foram quebradas no estômago, transformando-as em proteínas menores.
- Amilase Pancreática: Quebra o amido que não foi quebrado na boca, transformando-o em maltose.
- Lipase: Quebra a gordura, transformando-a em moléculas de ácido graxo e glicerol.
- Peptidase: Quebra as proteínas menores (resultantes da digestão dos sucos gástrico e pancreático), transformando-as em moléculas de aminoácidos.
- Maltase: Quebra a maltose (resultante da digestão da saliva e do suco pancreático), transformando-a em glicose.
- Outras: Há ainda outras enzimas no suco entérico, que digerem carboidratos. As moléculas básicas que podem ser resultantes são a glicose, a frutose e a galactose.
Mal de Alzheimer
O Mal de Alzheimer é uma doença incurável até hoje, mesmo com tratamentos que amenizam o efeito da doença. A mesma é causada, geralmente, pela idade avançada.
Essa doença destrói os neurônios, o que causa diversos efeitos em cada portador. Os sintomas mais comuns são:
- Perda de memória de curto prazo
- Perda da atenção
- Perda da memória semântica
- Apatia
- Desorientação de tempo e espaço
No estágio final da doença, o indivíduo passa a ser completamente dependente das pessoas que cuidam dele. Não consegue andar, devido a degeneração dos nervos que controlam os músculos. Perde a fala e a memória. E, enfim, termina em morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário